Trevo de Quatro Folhas

cropped-1-removebg-preview.png
elementos de jardinagem

Olá!! Seja muito bem vindo a nossa página. Se você é daqueles que não pode ver uma plantinha, com certeza você está no lugar certo. Vamos abordar temas relevantes relacionados ao universo da jardinagem, dando dicas de cuidados especiais, dicas de lugares que valem a pena conhecer e muito mais. Sinta-se a vontade para navegar por horas.

Como cultivar cactos e suculentas

Ao falarmos de cactos e suculentas, a primeira coisa que nos vêm a cabeça é a aridez do deserto, de onde estas espécies são originárias. Neste texto vamos conhecer particularidades destas plantas que vão mudar completamente o conceito de muitos a respeito dessas plantas.

Os cactos foram classificados a partir e 1750, pelo botânico sueco Carl Von Linée, enquadrando-os na família botânica Cactaceaes, que compõe-se de mais de 120 gêneros com quase duas mil espécies, das quais se originam milhares de variedades de cactos.

Espécies de cactos

Podemos encontrar cactos em quase todas as partes do mundo, cada uma adaptada ao seu clima. Existem espécies que não chegam a 3 centímetros de altura, enquanto outras superam os 15 metros, como é o caso do Carnegiea gigantea, nativo do deserto do Arizona.

Dentro das espécies de cactos, podemos destacar as que produzem as mais belas flores: Cacto rosa (Pereskia grandifolia), Cacto vitoria (Cereus peruvianus); Glória(Trichocereus spachianus); Bolas de espinho(Echinocereus); Preciosa(Lobivia oreopepun).  E também não vou deixar de mencionar  o Escobaria(Coryphatha chaffeyi), com flores de cor ébano armando suas pétalas semieretas num cálice, em meio ao qual, encontramos os estames amarelo-ouro.

Relacionado: espécies de plantas tóxicas

Existem cactos que ao contrário do que podemos imaginar, têm seu habitat  em meio às árvores das florestas em meio as sombras e com alto teor de umidade, como é o caso da flor-de-maio (Zygocactus trucatus).

Antes de conhecermos melhor como cultivar cactos e suculentas, vamos conhecer um pouco mais sobre as suculentas, que requerem menos cuidado em seu cultivo. Além de tudo são muito colecionáveis, devido a grande variedade de cores e formas. Elas pertencem à família das Crassulaceas. Apresentam folhas muito carnudas.

Dentre as suculentas ( Crassulaceas) podemos destacar os apreciadíssimos Calanchoes (kalanchoe Blossfeldiana) com suas alegres e duráveis cores vermelho, laranja, branco e amarelo. O incrível Leopardo (Kalanchoe tubiflora) que consegue progredir em quase todos os lugares. Os delicados tons rosados das grandes folhas do Cotiledom (Cotyledon spp.)As rosas de prata (Echeveria spp.) com suas folhas dispostas em grandes rosetas na cor argenta.

Como cultivar cactos e suculentas

São as plantas mais fáceis para cultivarmos. O ideal seria em vasos de argila e terra ou substrato leve. O grande lance para seu cultivo é a drenagem do solo.

Colocar argila sobre o furo do vaso, para facilitar o escoamento do excesso de água.

Substrato

O tipo substrato ideal para o cultivo de cactos e suculentas pode ser obtido pela seguinte mistura:

Vamos precisar de 1 parte de terra neutra arenosa, em seguida vamos acrescentar a mesma quantidade de areia média lavada. E por ultimo, vamos acrescentar outra parte igual de húmus de minhoca ou esterco curtido e peneirado. Basta misturar tudo uniformemente.

Também são facilmente encontrados substratos prontos para cactos e suculentas em casas de jardinagem

vou deixar aqui o link de uma floricultura de confiança para quem quiser mais informações sobre substratos para cactos clicando aqui: Floricultura Meu Jardim

Regas

Podemos levar em consideração que os cactos e suculentas são plantas com grande capacidade de reter água. Para tanto, devemos considerar o ideal seriam as regas em pequena quantidade e semanalmente.

Adubação

Podemos adubar regularmente como qualquer outra espécie de planta, com uma formula básica 10-10-10, ou também com adubos a base de pó de rochas.

Multiplicação

Podemos multiplicar os cactos por divisão, a partir de mudas que surgem ao lado da planta mãe, também é possível cultivar de sementes. Enxertar sobre espécies mais resistentes, auxilia plantas mais sensíveis. Podemos multiplicar as  suculentas através da divisão das touceiras, ou mesmo pela estaquia de suas folhas em areia.

Considerações do escritor

Seria impossível manter um site que fala de jardins e da dicas de plantas sem falar de cactos e suculentas. As suculentas são as queridinhas, seja por ser fácil cultivar, seja por sua grande variedade ou até mesmo pelo tamanho compacto. Não importa, difícil será encontrar um lar que não tenha ao menos um cacto ou suculenta. Elas serão sempre lembradas.

como cultivar cactos e suculentas
plants-g096e4a9c5_640

Pontos turísticos do Espirito Santo

Hoje, vou iniciar uma nova categoria. Vou apresentar para vocês, Estado por Estado deste Brasil, pontos turísticos que não podem ficar de fora na hora de planejar aquela viajem maravilhosa. E para começar,  vou apresentar para vocês, nada menos que o Estado do Espirito Santo. Por um motivo óbvio, é o estado que eu nasci, e moro até hoje. Aqui, praia e montanhas estão a apenas 30 ou 40km de distancia, a culinária é fantástica com as famosas moquecas capixabas e também a tradicional torta capixaba. Cidades que são verdadeiros cartões postais fazem parte da paisagem dos capixabas, e vou apresentar as principais agora para vocês.

 

Guarapari

Destino certo dos mineiros no verão, as praias de Guarapari são de tirar o fôlego. A cidade vira uma balada quase que 24hrs por dia no período do verão e é destino de muitos capixabas também, até mesmo daqueles que moram em cidades banhadas pelo mar. As mais famosas praias do balneário são a Praia da Areia Preta, localizada bem no centro da cidade. Com suas areias de tonalidade escuras e propriedades medicinais comprovadas, ela atrai pessoas de todo o país e até estrangeiros. A outra, de nome Praia do Morro, que fica no bairro de mesmo nome é mais baladeira, com vários bares e quiosques que funcionam até bem tarde na alta temporada.

A cidade ainda conta com outras praias muito importantes, que estão a apenas 5km do centro da cidade. A chamada ”Enseada Azul”, que contempla as praias de Peracanga e Bacutia, esta última, muito procurada pelos mais jovens.

Praias do Centro de Guarapari

Vitória

A Capital do Estado, é claro, não ficaria de fora. A cidade é banhada pelo mar, tem belas praias e muita tradição na culinária. Uma dica especial para quem vai para Vitória de avião partindo dos aeroportos do Rio ou de São Paulo, vale a pena tentar uma janela do lado esquerdo, o “lado do motorista”, a vista da chegada a Vitória é maravilhosa, e eu vou provar para vocês através deste vídeo.  Outro ponto turístico que atrai muitas pessoas é a rua das paneleiras. No local é produzida artesanalmente as panelas de barro, usadas para fazer a moqueca capixaba e também a torta capixaba. O local também conta com ótimos restaurantes para apreciarmos estas delicias tão tradicionais neste estado,

https://www.temqueir.com.br/2014/10/paneleiras-de-goiabeiras.html
https://www.temqueir.com.br/2014/10/paneleiras-de-goiabeiras.html
Vitoria-ES
Vitoria-ES

Vila Velha

A cultura vive aqui, Vila Velha tem um dos pontos turísticos mais visitados do ES, caminho da fé, e casa da padroeira do Estado, Nossa Senhora da Penha. Sua “casa”, o Convento da Penha fica no alto de uma pedreira e possui vista panorâmica incomparável para a cidade de Vila Velha e também para a cidade de Vitória. Vila Velha também é riquíssima em cultura, com as tradicionais rodas de congo na Barra do Jucu

convento da Penha
DCIM100MEDIADJI_0212.JPG

leia também: os jardins de versailles

Domingos Martins

A cerca de 40km da capital, está a cidade de Domingos Martins, com seus restaurantes e bares sempre lotados principalmente no frio. A cidade fica na região serrana do estado, e conta com belezas naturais imperdíveis. Faz parte do município, a Pedra Azul, roteiro quase que obrigatório para quem visita o estado. Certamente um dos pontos turísticos mais visitados do ES, essa região tem o 3° melhor clima do mundo. Hotéis, cervejarias artesanais, cafeterias e restaurantes excelentes fazem parte do roteiro da Pedra Azul.

https://guia.melhoresdestinos.com.br/domingos-martins-62-381-l.html
Pedra Azul: https://guia.melhoresdestinos.com.br/domingos-martins-62-381-l.html

Para Finalizar, quero deixar aqui meu convite para que você leitor, para que você  venha conhecer as belezas deste estado lindo, vale muito a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima